Como se prevenir das cáries?

A cárie é uma das doenças mais comuns do Brasil, e muitas pessoas nem imaginam que sofrem deste mal. Ela está relacionada a bactérias que produzem ácidos com restos de alimentos (principalmente açucarados) e que causam a desmineralização e deterioração do dente.
Por ser uma doença progressiva, e se não for tratada, ela evolui e pode atingir a polpa (nervo do dente), e contaminar a raiz. Nesse caso, é necessário realizar uma intervenção maior conhecida como tratamento de canal. Além disso, nos casos onde a cárie se estende e causa grande destruição da estrutura dentária, outros procedimentos mais invasivos são indicados, como a colocação de uma coroa de porcelana, ou até mesmo indicados para extração.
Por isso, ir ao dentista é imprescindível para saber como anda a sua saúde bucal, além de realizar a limpeza profissional.

Os sinais e sintomas da cárie incluem:
• Dor de dente;
• Sensibilidade a alimentos e bebidas doces, quentes ou frios;
• Dor ao mastigar;
• Presença de pequenas cavidades (“furinhos”) em um ou mais dentes;
• Mancha marrom/branca na superfície do dente.

Tratamento/Prevenção:
A higiene bucal correta é uma das melhores maneiras de prevenir a doença. O consumo elevado em açúcar é preocupante, pois ele está presente em bolachas, refrigerantes, balas, doces, chicletes, sorvetes etc. Por isso é preciso escovar corretamente os dentes após as refeições, e o uso do fio dental para remover os restos de alimentos e a placa bacteriana que a escova não consegue alcançar. Além disso, a escovação antes de dormir e ao acordar são essenciais, pois à noite a nossa boca diminui a produção de saliva, alterando o pH, tendendo a um aumento de proliferação de bactérias na cavidade bucal. E ao acordar, antes de ingerir qualquer alimento ou bebida é necessária a escovação para a remoção dessas bactérias, se não elas serão ingeridas e vão direto para o nosso sistema digestivo, podendo desenvolver outros tipos de problemas.

Aqui seguem algumas orientações para a prevenção da cárie:
Escove os dentes após as refeições com escova macia e cremes dentais com flúor;
Não esqueça do fio dental, principalmente antes de dormir.
Diminua o consumo de alimentos açucarados;
Beba bastante água para estimular a produção de saliva, ela ajuda a remineralizar o dente e equilibra a acidez bucal;
Consulte seu dentista regularmente a cada 6 meses.

Marque agora sua consulta!

ou envie-nos uma mensagem com suas dúvidas, comentários ou sugestões

Lumière Odontologia - CRO - 14329
Resp. Técnico: Dr Antoine J Nahas - CRO-SP 97.870