Dentes brancos, lindos e alinhados. Quem não quer? A procura pela odontologia estética nas clinicas odontológicas hoje em dia está em alta, e por isso as lentes de contato dental e as facetas de porcelana são os procedimentos mais procurados! Estamos falando de “películas” de cerâmicas que são aplicadas sobre os dentes devolvendo assim a função, a estética e a autoestima! Mas se os dois procedimentos tem o mesmo resultado, qual a real diferença entre a lente e a faceta? Simples, a lente de contato possui menos espessura e a faceta mais espessura de cerâmica, ou seja uma possui MAIS quantidade de material e a outra MENOS.
Ah, então quer dizer que a lente de contato é para casos com pouco desgaste e a faceta de porcelana para casos com mais desgaste do dente? NÃO!!
Precisamos explicar como são realizados os casos estéticos com facetas e lentes, para depois ficar fácil o entendimento que não é a quantidade de desgaste do dente que vai determinar se nesse dente será aplicada uma lente de contato dental ou uma faceta de porcelana.
Não existe excelência em odontologia estética sem um belo planejamento. Começamos ouvindo o principal: a queixa do paciente, o que incomoda? Parece meio óbvio, mas as vezes o paciente está procurando lentes de contato dental onde o tratamento poderia ser facilmente resolvido com um clareamento. Feito isso, iniciamos todo o protocolo com registros fotográficos, videos e moldagem, podendo ser ela tanto da forma analógica (moldagem tradicional) quanto digital (escaneamento 3D). Com todas essas informações nós realizaremos um projeto do novo sorriso, que chamamos de enceramento de diagnóstico! O enceramento é criado a partir de todas informações recebidas do paciente e análise foto/vídeo levando em consideração formato do rosto, expressões, curvatura do sorriso, cor de pele, sexo entre outras.
Ainda falando sobre modelagem, sobre a forma analógica que é a mais simples. Eu moldei o paciente e gerei 2 modelos de gesso certo? Então eu tenho a mordida do paciente em minhas mãos. O enceramento que utilizamos é ADITIVO, ou seja, vamos pegar esses modelos de gesso e vamos ACRESCENTAR cera nos dentes de acordo com todo o planejamento que fizemos previamente. Vamos reconstruir a mordida e o sorriso do paciente todo em cera. O que a cera significa então? Ela vai me mostrar exatamente quanto que eu preciso de espessura de porcelana em cada dente! Vai me mostrar qual dente receberá uma faceta e qual dente receberá uma lente ou até mesmo qual dente receberá uma coroa! Porque o que determina isso é a QUANTIDADE de cerâmica que o dente receberá e não a quantidade de desgaste! Por exemplo, se temos um paciente com dentes pequenos, queremos aumentar o tamanho dos dentes desse paciente certo? Sim, porque essa é a queixa! Para resolver basta aumentá-los. Se vamos aumentar os dentes do paciente significa que vamos ter mais espessura de cerâmica, ou seja vamos trabalhar com Facetas de porcelana, e não teremos praticamente nenhum desgaste nos dentes entendeu? Agora vamos dar um exemplo de uma lente de contato com muito desgaste. Supondo que temos um paciente com os dentes bem alinhados, que quer aumentar o tamanho dos seus dentes, mas um dos dentes da frente está inclinado para frente e esse paciente não quer de jeito nenhum usar aparelho para alinhar. Nós conseguimos resolver esse caso com facetas/lentes? Sim! Mas esse dente que esta inclinado receberá um desgaste mais agressivo para ficar no mesmo alinhamento dos dentes normais, e depois será aplicada uma película de cerâmica fina para recobrir esse dente e se juntar ao projeto previamente estabelecido. Aqui temos uma lente de contato dental com um desgaste agressivo! Concluindo: se sua preocupação é sobre o que será utilizado entre lente ou faceta. Não se preocupe com isso! É um mero detalhe! Cabe ao profissional de sua escolha te apresentar o melhor tratamento possível com explicações que gerem credibilidade e confiança!
Reforçando! O que determina se um dente será faceta de porcelana ou lente de contato dental é a quantidade de material e não a quantidade de desgaste!!!