Os aparelhos autoligáveis se assemelham aos convencionais, porém com uma principal diferença: não necessitam de ligaduras elásticas (borrachinhas).
O objetivo das ligaduras elásticas na ortodontia convencional, é de segurar o fio dentro do braquete para promover a movimentação. Os braquetes autoligaveis possuem uma “porta” que pode ser aberta e fechada, o próprio braquete segura o fio, promovendo assim um tratamento de baixo atrito que traz uma serie de benefícios para o tratamento e para o paciente
O fio ortodôntico usado com o aparelho autoligável é de niquel titânio termoativado. O niquel titanio é liga metálica que possui memória, ou seja qualquer que seja a movimentação que você promova nessa liga, ela vai voltar a sua forma natural, que na ortodontia é uma formatação de um hemi arco perfeito. Porque? Para colocar todos os dentes em um perfeito alinhamento. Mas, o fio também é termoativado correto? Ou seja, ele retomará a sua forma natural de acordo com a temperatura da boca do paciente! Como os tratamentos com a ortodontia autoligavel são de baixo atrito, com forças leves e com pausas, o organismo acaba “aceitando” melhor a movimentação o que faz os tratamentos serem consideravelmente mais rápidos e com menos desconforto.
Os bráquetes autoligáveis podem ser de metal, porcelana ou de policarbonato. Para adultos que desejam fazer um tratamento discreto, as duas últimas opções são perfeitas.
Vantagens do Aparelho Autoligado
• Menor desconforto
Como não há a necessidade do uso das borrachinhas, há uma diminuição significativa das forças aplicadas sobre os dentes, ossos e gengivas, o que reduz a dor durante o tratamento.
• Menor necessidade de extrações
É comum, em tratamentos ortodônticos com braquetes convencionais, que seja necessário extrair alguns dentes para que os demais se encaixem com perfeição na arcada dentária. No entanto, o sistema autoligado permite expansões maiores na arcada do que o aparelho convencional, o que diminui a necessidade de extração.
• Tratamentos mais rápidos
O tempo de tratamento com braquetes autoligados é reduzido devido sua estrutura, que diminui a resistência à movimentação e o uso de fios termoativados que permanecem ativos por mais tempo.
• Facilita higienização
As borrachinhas do aparelho fixo convencional acumulam restos de comida, o que favorece o surgimento de cáries e manchas nos dentes. O sistema autoligado reduz a retenção de placa bacteriana e facilita a higiene bucal.
Um profissional de confiança é essencial para realizar o tratamento ortodôntico com tranquilidade. Converse com o ortodontista sobre os aparelhos e deixe que te ele indique qual é o mais adequado para sua necessidade!